segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Resenha A Mulher do Vizinho – Fernando Sabino


Já apresentei aqui no blog as crônicas do Verissimo e agora em mais um post do Projeto Leia Nacional apresento as crônicas do Fernando Sabino. O livro A Mulher do Vizinho contém diversas histórias que mistura humor e ironia mostrando diversas realidades em contos de no máximo três páginas. Vamos conhecer um pouco mais desse autor que fez esse livro com combinações de reflexões, humor, encontro e desencontros.

Livro: A Mulher do Vizinho

Autor: Fernando Sabino

Páginas: 208 pag.

Gênero: Crônicas Brasileiras

Lançamento: 1962

Editora: Record


Sobre o autor
Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte – MG bem no dia das crianças, 12 de outubro de 1923. Seu currículo impressiona, com 11 anos era escoteiro, com 12 anos já era locutor de um programa infantil de uma rádio em Belo Horizonte, com 13 anos escreveu seu primeiro trabalho literário “Uma Ameaça de Morte” um conto policial, e com 15 anos ajudou a fundar um jornalzinho no Ginásio Mineiro onde estudava. Ganhou diversos prêmios em um concurso que concorria com suas crônicas que escrevia sobre rádio. Em 1941, com 18 anos entrou na Faculdade de Direito e publicou seu livro de contos “Os Grilos Não Cantam Mais”, e terminou o curso de Direito em 1946.

Fernando Sabino

Durante sua carreira escreveu diversos livros, como O Grande Mentecapto, O Encontro Marcado, A Companheira de Viagem, A Mulher do Vizinho, Deixa o Alfredo falar!, O Menino no Espelho, Macacos me mordam (Conto Infantil), No fim dá certo, e sua última obra publicada por ele foi Os Movimentos Simulados, que tem uma história curiosa, pois ele escreveu esse romance em 1946 quando morou em Nova York, mas só o publicou exatamente 60 anos depois em 2004. Essas são algumas das obras que ele publicou em seus 63 anos de autor, sendo que em julho de 1999 ele recebeu o maior prêmio literário do Brasil, ganhou da Academia Brasileira de letras o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Fernando Sabino faleceu um dia antes de completar 81 anos, em 2004 no Rio de Janeiro.

Resumo
Crônicas, contos e relatos elaborados dentro da mais apurada técnica de ficção: episódios, incidentes, reminiscência, reflexões, encontros e desencontros apresentados com rica inventiva, como se o próprio leitor participasse – nisto residindo o seu maior fascínio. Um gênero literário exclusivo de Fernando Sabino: sob a aparente singeleza, transparecem o humor, a ironia, ás vezes o espírito satírico – mas sobre tudo a solidária sensibilidade do autor para o que há de delicado ou divertido nas criaturas.  (Prêmio Luisa Claúdio de Souza do Pen Clube do Brasil)

Resenha
As 70 crônicas do livro refletem diversas histórias que mesmo sendo lançada em 1962 refletem um pouco o que passamos atualmente. Muitas vezes lemos como se fosse uma página do diário do autor, outras como se tivéssemos invadindo a vida de alguém. Algumas histórias nos fazem refletir sobre coisas do cotidiano que nem prestamos muita atenção, mas que são mais importantes do que outras. Em meio a relatos do dia-a-dia de algumas pessoas é acrescentado um humor as vezes inocente, outra hora irônico. Ler esse livro me fez dar boas risadas com as descobertas de alguns personagens, que muitas vezes precisavam de uma segunda opinião para entenderem o acontecido. A Mulher do Vizinho é aquele livro para ler naqueles dias quentes sentado na grama tomando um suco gelado.

Eai, gostaram dessa nova resenha? Já conheciam o autor Fernando Sabino? Se sim, deixe aqui nos comentários quais livros vocês já leram dele.

Bjsss...... 

Um comentário:

  1. Eu ainda não li este livro, mas já li outros do Sabino. Adoro o autor e suas obras! <3 Recomendo a leitura do "O grande mentecapto!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post?